terça-feira, 27 de julho de 2010

Sonya Prazeres


Tem gente que nasce com uma estrela na testa, tem gente que nasce com uma sorte danada no bolso, tem gente que sabe investir em ações, tem gente que cumpre rigidamente horário e regras, tem gente que sonha em largar tudo e dar umas voltas na pracinha arrastando um lençol branco com uma garrafa de cachaça na mão, tem gente de todo jeito.

Tem gente que não chora com comercial de televisão, mas se acaba em lágrimas vendo Cinema Paradiso, tem gente que tem um Totó na cabeça, um carteiro e um poeta debaixo do braço, e acredita no amor Florentino Ariza.

Tem gente que sonha em tomar uma caipirinha à beira mar e mora longe, tem gente que mora quase vizinho do mar e esquece de ir lá conferir a belezura dos verdes mares bravios. E ainda vem aqui escrever que tem vontades.

Mas tem também gente que parece que no berço tropeçou na chupeta e muito cedo caiu no liquidificador da vida e não tem tempo de se lamentar, nem de cumprir regras, nem de investir na bolsa, nem de lustrar a estrela da sorte, nem de sentir saudade do mar. Tem gente que tem o mar em si (parodiando o Léo Nogueira que tem o mar em mim).

Tem gente que nem precisa molhar o pé na beira do rio para saber de onde ele vem, de que dor, de que distância, de que terra, de que mar... (grande Nelson Motta!).

Tem gente que nem precisa do oceano para navegar, para mergulhar fundo e colher os submersos. Tem gente que colhe os submersos com uma palavra, ou um jeito de compor aquela canção que é e vai para sempre ser a canção recolhedora de submersos.

Tem gente que nem precisa das ondas, nem dos ventos, nem dos barcos, porque tem dentro da alma uma maré minguante, outra crescente, outra nova, outra cheia... Cheia de luz, raios e tempestades.

Tem gente que é sol, é lua, é da vida e da morte. Ora amiga, ora desarvoradamente inimiga, na inimizade leal dos desentendimentos e desenganos que estão todos prestes a cair.

Tem gente que nasceu com a Primeira Estrela. Tem gente que tem um encontro marcado comigo em Oxford Street.

(Para Sonya Prazeres, uma das mais incríveis compositoras desse país, autora de várias canções de sucesso na voz de Ney Matogrosso, Luhli, Lucina, Zélia Duncan e outros).

4 comentários:

Little disse...

Tem gente que tem o dom de enxergar os outros de dentro pra fora e tornar-se cúmplice de suas almas. E expressa a beleza do que vê em seus olhos, sorrisos e palavras.

Veleiro disse...

Tem gente bem pequenininha que quase não posso encontrar nesse mar imenso do mundo virtual. Mas que se agiganta quando escreve quase anonimamente, quase não posso ver, quase não posso tocar. Eu disse quase...

Muito grato, viu?

bjs

Ayrton Mugnaini Jr. disse...

Tem gente que ainda não conhece Sonya Prazeres e não sabe o que está perdendo nem que sua (dessa gente) vida poderia ser ainda melhor...

Veleiro disse...

Verdade Ayrton, uma pena, uma pena de quem não conhece o trabalho da Sonya...

Tenho algumas gravações que são verdadeiras obras de arte. No sentido mais puro da palavra.

Grato pela visita,

:-)